Quem é a BrasilMP3?
É uma agregadora de música independente. Desde 2016, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em diversas plataformas digitais pelo mundo.

O que a BrasilMP3 faz?

  • Distribui Música digital para streaming e downloads;

  • Geração de código ISRC (International Standard Recording Code);

  • Código de barras para Prensagem de Cd’s e DVD’s;

  • Registro de Músicas;

  • Edição de partituras;

  • Masterização;

  • Prensagem de CD e DVD;

  • Licenciamento de Músicas Cover;

 

Como funciona a distribuição?
O lançamento fica disponível nas principais plataformas de streaming como Spotify, Deezer, YouTube Music, iTunes, Google Play, Amazon Music, Napster e Tidal, além de outras tantas por todo o mundo.

Como funciona a monetização do YouTube?

Toda monetização é recolhida a partir de uma ferramenta chamada Content ID. Basicamente, esse recurso faz a identificação automática do conteúdo a partir de uma base de dados, rastreia o representante daquele material e encaminha para ele a monetização. Com a BrasilMP3, a solicitação de monetização no YouTube é imediata e automática. Porém é importante ressaltar que se você não tiver uma conta no YouTube que seja classificada como artista (com um selo de uma nota musical ao lado do título do seu canal), o YouTube irá cadastrar uma conta temporária até você conseguir sua conta de artista na plataforma.

Qual a diferença entre monetizar YouTube sozinho e por um agregador?

Quando um artista distribui sua música com a BrasilMP3, vídeos no YouTube que contêm esses fonogramas são identificados automaticamente e monetizados para o artista da mesma forma que é feito pelas outras plataformas. O Content ID identifica automaticamente o fonograma dentro do YouTube e o monetiza não apenas nos vídeos do canal do artista, mas também em vídeos de terceiros que usarem a gravação. A arrecadação segue para você nos mesmos moldes de outras plataformas de streaming. Se você receber uma notificação sobre direitos autorais no YouTube por email, não se espante. Os direitos de autoria e propriedade intelectual continuam sendo seus para todos os fins. Recomendamos que você não entre em disputa pelo conteúdo dentro do próprio YouTube, pois seu conteúdo pode ficar fora do ar até que a situação seja elucidada.

Quanto custa o serviço de Distribuição Digital?

Atualmente cobramos taxas fixas sobre single, EP e álbum e também é possível fazer gratuitamente com cobrança de 25% dos royalties recebidos com as execuções, para custear hospedagem desse material nos servidores de streaming. Entre em contato pra escolher a melhor forma para a sua necessidade.

O que preciso enviar para ter minhas músicas nas plataformas digitais?

- título do álbum

- título das músicas (numeradas na sequência que serão publicadas)

- ISRC das músicas

- nome do compositor (pode ser nome artístico)

- nome do intérprete (pode ser nome artístico)

- gênero da música

- capa em alta resolução 300dpi (imagem quadrada)

- os áudios em .wav numerados e na sequência desejada

Onde e como envio?

Recomendamos que você encaminhe todo o material para nosso email contato@brasilmp3.com.br. Geralmente os áudios são sempre arquivos muito grandes, por isso recomendamos o envio via www.wetransfer.com

Por que eu preciso de um código ISRC?
Para distribuição digital é obrigatório que as músicas contenham código ISRC. Os algarismos identificam o produtor fonográfico que emitiu com dados específicos das músicas para que elas sejam verificadas posteriormente pelas associações que cuidam dos direitos autorais. Caso o artista não possua os códigos podemos gerar por meio de nossa produtora.

O que preciso enviar para ter o ISRC das minhas músicas?

- Título das músicas na sequência desejada

- Nome completo dos compositores e intérpretes, com CPF e nome artístico

- Informar se foram gravada ao vivo ou em estúdio

- Data aproximada de gravação (ano e mês)

- Identificar o gênero musical

Recebo algum retorno financeiro?

As plataformas pagam pelos direitos autorais por meio das associações vinculadas ao ECAD. Nesse caso é necessário que o artista seja associado a associação vinculada ao ECAD. Não trabalhamos com arrecadação de direitos autorais, apenas com royalties. Quando sua música toca, ela está recebendo royalties pelo uso do fonograma. A BrasilMP3 repassa 75% do valor arrecadado de royalties, em reais para o artista.

Como saber quanto eu recebo pela distribuição?
Toda a arrecadação é reunida mensalmente a partir do terceiro mês de lançamento, especificando quantas execuções determinado álbum, EP ou single teve em determinada plataforma. Além disso, o responsável recebe um relatório de royalties pagos pelas plataformas. Porém cada plataforma é quem especifica os valores que serão repassados. Não há um padrão e a BrasilMP3 não tem como controlar isso.

Como receber o dinheiro arrecadado?
O artista pode, sempre que for conveniente, pedir o resgate da quantia enviando um email para contato@brasilmp3.com.br, com os dados bancários. Dentro de alguns dias, um e-mail confirmando a data em que o valor é depositado na conta cadastrada. A BrasilMP3 paga sobre os relatórios de royalties recebidos das plataformas digitais e não se responsabiliza pelos dados informados.

Perguntas Frequentes

Tudo o que você precisa saber