Trabalhamos com a distribuição digital de fonogramas, ou seja, incluímos suas músicas nas plataformas digitais do mundo todo, mas não gerenciamos os recursos de direitos autorais oriundos de shows, rádio e streaming, repassando apenas informações de audiência e download das plataformas digitais.
Viabilizamos nesta página uma explicação simples de como obter o reconhecimento das suas músicas e deixamos alguns links das associações credenciadas ao ECAD para que você tenha acesso direto aos direitos autorais das suas músicas e assim você poderá gerenciar os recebimentos de suas obras registradas, sem intermediários.
Passo a passo dos direitos autorais
Tudo o que você precisa saber
ASSOCIAÇÕES
Filiação para autores, intérpretes e músicos
Filiar-se à associação de músicos ou compositores é ato obrigatório para receber seus direitos autorais. É gratuito. Escolha a associação que mais te interesse.
Autor deve informar o repertório
Quando você já estiver associado, informe a associação sobre suas composições. A associação fornece planilha própria e muito simples, que depois de preenchida deve ser encaminhada por e-mail ou por correio. Nessa planilha são indicados os títulos das músicas, os autores e os percentuais (caso haja parceria).
Informe o ECAD quando sua musica tocar
Toda vez que você souber que sua música foi executada ou será executada, informe a associação. Ela encaminhará o documento ao ECAD através de um formulário específico disponível pela associação, para que o ECAD faça o recolhimento dos direitos autorais.
ISRC e Registro na Biblioteca Nacional
Lembre-se que são coisas totalmente diferentes. O ISRC é o registro do fonograma, ou seja, a gravação. O registro da Biblioteca Nacional é o registro documental da letra ou partitura que preserva o direito contra plágios.
Calendário de pagamentos do ECAD
Entenda quando o ECAD faz o recolhimento de direitos autorais e quando paga. CLIQUE AQUI.